Qual o peso que uma educação sem regras traz a vida de uma criança? Como será que crianças reagem quando são expostas a coisas que geralmente são feitas as escondidas por adultos? Crescer livre é realmente o melhor?
Em "Filhos de Hippies" Maxine Swann nos faz pensar a partir da perscpetiva de Maeve uma menina, filha de pais hippies, que experimentou junto com seus três irmãos a liberdade da vida sem pressão, regras e com muito amor. Apesar desse primeiro impacto da liberdade a história dos irmãos ganha novos contornos quando os pais se separam e eles tem que ir à escola, a difícil adaptação as regras e o medo de cometer algum deslize e ser excluída pelos amigos faz Maeve ter muito cuidado com suas atitudes no meio escolar. Não muito diferente os irmãos seguem o mesmo, ela e a irmã mais velha são ótimas alunas. Eles passam as férias com o pai viajando de carro para vários lugares dos Estados Unidos e o pai é do tipo paizão, ele gosta de saber e participar da vida dos filhos e se lamenta por ter ficado longe deles após a separação. Em meio a tudo isso eles convivem, também, com os namorados da mãe e as namoradas do pai, essas geralmente tem um estilo de vida muito diferente do que elas esperariam das namoradas do pai.
Antes de virar livro a história foi publicada como uma série de histórias curtas em 1997 na Ploushshares, as histórias eram conectadas e algumas delas contadas em terceira pessoa. A autora foi indicada a alguns prêmios literários como Cohen, O. Henry Award, Pushcart Prize e Best American Short Stories, vencendo os três primeiros.
O livro levanta vários questionamentos sociais que vão além da criação de filhos, mais que isso o livro trata de várias formas de interação social e questões familiares contemporâneas. Um livro leve e ao mesmo tempo muito tocante, trata de dramas comuns sem exageros a partir das percepções de uma criança que vive num mundo diferente do mundo da maioria das crianças. Recomendo!
Comentários
Postar um comentário